Precisamos mesmo beber de 2 a 3 litros de água por dia? Estudo diz que não
20/10/2016 - 21h18 em Aleatoriedades


Sabe aquelas "regras da boa saúde" que todo mundo enfia goela abaixo desde que a gente nasce? Dieta de 2.500 calorias por dia, abacate é uma delícia, não bota a mão na chapa quente do fogão que tu vai se queimar. Tem uma que é muito conhecida e frequentemente lembrada por reportagens "saudáveis" e artigos natureba: beba de 2 a 3L de água por dia. Um estudo publicado na revista PNAS (Proceedings os the National Academy os Sciences) contesta essa tese.

Quer fazer parte dessa equipe nada normal e trazer a tua notícia de FA aqui pra WP? Manda um alô pra gente!

Michael Farrell, cientista da Monash University e Pascal Saker, estudante de PhD da Universidade de Melbourne (Austrália) descobriram que uma inibição no reflexo de engolir é ativada pelo cérebro quando há excesso no consumo de água. Isso acontece para que haja um controle nos níveis de fluidos no organismo, evitando uma possível intoxicação por H2O (não a bebida ruim pra caralho levemente gaseficada. A água mesmo).

"Se nós simplesmente fizermos o que o nosso corpo nos pede, provavelmente faremos da maneira certa. Apenas beba de acordo com a sede em vez de fazer uma programação elaborada", explica Farrell.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores pediram para que voluntários avaliassem o esforço necessário para engolir a água em duas situações: após fazerem exercícios e quando eram forçados a beber, mesmo não tendo sede. 

"Pela primeira vez achamos o esforço de engolir após beber excesso de água, o que significa que eles tinham que superar algum tipo de resistência. Isto é compatível com a nossa noção de que o reflexo de engolir é inibido a partir do momento que a água é tomada", completa Farrell.

Beber água em excesso é perigoso. Pode causar intoxicação e levar a uma hiponatremia, que é quando os rins não conseguem administrar o líquido e os níveis de sódio no sangue são reduzidos.

O que fazer com o que sobra? Mark Hoppus (blink-182) mostra

Por isso, não exagere. Beba quando o teu corpo pedir. Inclusive cerveja. Mas aí com moderação. Não me faz fiasco e diz que a WP mandou. Vai devagar, curte o momento sem abusar.

Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!
Se achar melhor, volte para o início do site e se liga nas WP News.
Por Pikes WP.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!