FABR - E no país do futebol, extra point é o fundamento menos aproveitado pelas equipes
29/07/2016 10:51 em Futebol Americano

Foto - equipe do New England Patriots (NFL)/Reprodução

Irônico, né? Por essa ninguém esperava. Cairo Santos não deve ter gostado dessa notícia. Pra quem não sabe ainda, Cairo Santos (ou Cairão da massa) é o único brasileiro que joga na NFL. Ele é o Kicker titular do Kansas City Chiefs.

Um levantamento do Blog Touchdown mostrou que o fundamento menos eficiente na hora de pontuar é o Kick (chute). O estudo envolveu as equipes que disputam a Superliga Nacional.

Se liga na classificação da Superliga. 

A competição está apenas na segunda rodada, mas já foram 87 chutes e destes, apenas 26 entraram no "Y". Ou seja, 29% de aproveitamento. A Superliga vêm surpreendendo com seu nível técnico e equilíbrio entre as equipes. Uma ou outra se destacam na multidão, mas a grande maioria está suando sangue e a gente percebe isso.

Para a galera nova no futebol americano, o Kick é usado, basicamente, em quatro situações no esporte:

1 - Extra Point (ponto extra) - depois do touchdown, que vale 6 pontos, a equipe ganha um "lance bônus". Ela pode escolher entre a conversão de dois pontos, que é uma jogada extra que começa exatamente do mesmo ponto onde aconteceu o lançe que originou o towtchdown, ou o extra point, que é um chute de 15 jardas e vale um ponto. 

Extra point convertido (esse foi antes da temporada 2015/2016, pois é de 10 jardas)

2 - Field Goal - quando a equipe faz as 3 tentativas de avançar as 10 jardas e não tem sucesso, ela pode escolher entre tentar a quarta descida (como são chamadas as tentativas) ou devolver a bola para o adversário com um punch (o balão do soccer). Se o time está próximo à endzone (área do touchdown), pode arriscar um field goal, um chute que deve colocar a bola dentro do "Y". O field goal vale 3 pontos.

3 - Punch - é um balão. Se a equipe não avança as 10 jardas nas 3 tentativas que tem, pode escolher entre tentar a quarta descida (como são chamadas as tentativas) ou devolver a bola para o adversário com um punch (o balão do soccer). O punch não pontua.

4 - Kick Off - é o chute inicial da partida. O kick off não pontua.

A conferência com o pior aproveitamento nos kicks é a Conferência Nordeste, que foi decidida por um extra point na temporada passada.
Mais ironia ainda!

Aqui a gente traz um balanço dos resultados dessa pesquisa.

CONFERÊNCIA NORDESTE

21 touchdowns
2 conversões de dois pontos
6 extra points

CONFERÊNCIA LESTE

33 touchdowns
3 conversões de dois pontos
23 extra points

CONFERÊNCIA OESTE

22 touchdowns
0 conversões de dois pontos
14 extra points

CONFERÊNCIA SUL

26 touchdowns
0 conversões de dois pontos
18 extra points


TOTAL

102 touchdowns
87 tentativas de extra-point
61 extra points certos
26 extra points errados

Nesse final de semana teremos mais jogos pela Liga Nacional e Superliga Nacional. Vamos trazer os confrontos pra vocês logo mais.

Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!
Se achar melhor, volte para o início do site e se liga nas WP News.
Por Pike WP.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!