Volume
Redes
Sociais

Manual do Ice Hockey - Penalidades e infrações
09/06/2016 - 17h06 em Manual do Ice Hockey


Penalidades e infrações - por Loucos Pela NHL

Quando um jogador sofre uma infração no hóquei no gelo, ele deve ficar no banco de jogadores penalizados por um determinado tempo. Esse tempo varia de acordo com a penalidade. O jogador também pode ser expulso. Na tabela abaixo, estão os tipos das penalidades, o tempo de punição, se acaba com gol adversário, se a equipe fica Short-handed (com um jogador a menos no gelo) e as diferenças de tempos entre NHL e IIHF.

Minors

São as penalidades mais leves. Se o goleiro cometer a infração, ele segue no gelo e quem sai é algum jogador de linha que estava jogando no momento. Até 1956, o Power Play não acabava quando a equipe em vantagem marcava um gol. A regra mudou porque o Montreal Canadiens marcava muitos gols dessa maneira, chegando a incrível marca de três gols em apenas um Power Play contra o Boston Bruins em 1955 (Montreal venceu por 4 a 2).

Quando ocorrem duas minors (uma para cada time) ao mesmo tempo, a penalidade não acaba quando uma equipe marca um gol. Na NHL, se um time tem desvantagem numérica, os times apenas substituem os infratores, sem mudar o número de jogadores. Se as equipes tem o mesmo número de atletas, os dois são retirados sem substituições. Na IIHF, até se os times estão com o mesmo número de jogadores, os infratores são substituídos.

Se o árbitro aplica uma double ou triple minor, o jogador cumpre os tempos separados. Por exemplo, se o jogador sofre uma double minor e a equipe sofre o gol com três minutos restantes no power play, o relógio é alterado para dois minutos e o jogador segue fora.

Majors

São penalidades mais graves do que as minors. O Power Play continua mesmo se for marcado um gol. Se dois jogadores adversários cometerem majors no mesmo lance, as equipes apenas substituem os jogadores e eles ficam fora por cinco minutos, sem mudar o número de jogadores no gelo. Na IIHF, uma major sempre gera uma misconduct automática e, em algumas competições, três majors resultam em uma game misconduct.

Misconducts

São penalidades de conduta antidesportiva e, na maioria dos casos, são acompanhadas por uma minor, gerando um tempo total de 12 minutos, sendo conhecidas como two-and-ten. Os dois primeiros minutos tem a regra de uma minor, podendo acabar com um gol. Nesses dez minutos, o jogador é substituído no gelo.

Game misconducts

São penalidades que excluem o jogador da partida. Normalmente, são acompanhadas por uma major. Nesses casos, a equipe fica Short-handed por 5 min. Penalidades menos graves podem ser consideradas game misconducts de acordo com sua intensidade.

Se o jogador sofre duas ou três game misconsucts na mesma temporada, dependendo das faltas cometidas, deve ficar suspenso por uma partida e, a cada game misconduct que se repetir, deve-se adicionar uma partida a mais na suspensão.

Matches

Também excluem o jogador da partida. São penalidades que punem o jogador que tenta lesionar o adversário. Penalidades mais leves podem virar matches se acarretarem na lesão do atleta. A equipe do agressor fica em uma situação de major e o jogador é suspenso por pelo menos uma partida. Na NCAA, o agressor fica suspenso pelo mesmo número de jogos que o jogador lesionado por ele fica ausente.

Penalty shots

Quando acontece uma penalidade em cima de um jogador que tem uma chance clara de marcar o gol, ele tem uma espécie de pênalti para cobrar. Deve sair com o puck do meio do gelo e ir em direção ao gol, sem poder movimentar o disco para trás, tentando vencer o goleiro. Os infratores sofrem as penas de acordo com a penalidade marcada. Se o gol for marcado, o Power Play não acontece na minor e, na double minor, a duração é de dois minutos. Se não for convertido, as penalidades acontecem normalmente. Se a equipe que fez a penalidade está sem goleiro, o gol é marcado sem a necessidade do penalty shot.


Infrações mais comuns

Boarding

Dar um encontrão com força desproporcional no adversário próximo ao muro. Normalmente é uma major.

Charging

Dar um encontrão muito forte, geralmente com um pulo antes. Pode ser uma major com game misconduct.

Cross-checking

Acertar o adversário com o taco no ar e com movimento usando as duas mãos. Pode ser major com game misconduct ou match.

Delay of game

Existem várias maneiras de atrasar o jogo. A mais comum é "isolar" o disco para fora do rinque da zona de defesa. Implica em uma minor.

Diving ou embellishment

Simular uma falta ou exagerar quando recebe uma. O jogador é punido com uma minor.

Elbowing

Cotovelada. Pode ser minor ou major.

Fighting

A briga é usada como tática em alguns momentos do jogo, mas custa uma major para os brigões.

Goalie interference

Atrapalhar o goleiro dentro da área azul. É uma minor.

High-sticking

Quando o jogador usa o taco a uma altura perigosa e acerta um jogador ou o disco, leva uma minor.

Holding

Segurar o adversário, ou seu equipamento, de maneira ilegal. Causa uma minor.

Hooking

Usar o taco como um gancho para segurar o adversário. Pode ocasionar uma minor ou uma major.

Illegal check to the head

Um encontrão na cabeça pode ser muito perigoso, por isso, o infrator é penalizado com uma major e uma game misconduct.

Interference

Impedir a passagem de um jogador que não está com o disco. Pode ser minor ou major.

Roughing

Agressões que acontecem após o apito do árbitro. São minors.

Slashing

Tentar acertar o adversário com o taco. Pode ser minor ou major.

Too many men on the ice

Fazer as trocas de jogadores de maneira errada, estando com mais jogadores do que o permitido no gelo. O jogador que sofrerá a minor é escolhido pelo treinador.

Tripping

É semelhante a uma rasteira e também pode ser feita com o taco. Ocasiona em uma minor.

Unsportsmenlike conduct

São atitudes desrespeitosas de qualquer gravidade contra árbitros ou outros jogadores. 

No próximo capítulo: táticas. MUAHAHAHA.

Chegou agora no Manual do Ice Hockey? Então recapitula:

Capítulo 1 - O Hóquei no Gelo
Capítulo 2 - Lendas do Hockey
Capítulo 3 - Ligas
Capítulo 4 - Medidas, Zonas, Tempo de Jogo
Capítulo 5 - Equipamentos básicos, de segurança e organização do time
Capítulo 7 - Táticas

Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!
Se achar melhor, volte para o 
início do site e se liga nas WP News.
Por equipe 
Loucos Pela NHL.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!