Manual do Ice Hockey - Equipamentos básicos, de segurança e organização do time
07/06/2016 12:06 em Manual do Ice Hockey


Equipamentos básicos, de segurança e organização do time
- por Loucos Pela NHL

 

Equipamentos básicos

Disco

É, normalmente, preto e feito de borracha (os primeiros eram feitos de madeira). Tem um diâmetro de 7,6 cm e espessura de 2,5 cm. Pesam entre 156g e 170g.

Taco

Tem formato de "L" e variam de tamanho de acordo com a posição e as preferências do jogador. Os de melhor qualidade são feitos de madeira, mas para a prática amadora, podem ter partes de plástico e metal. A lâmina, parte usada para manusear o disco, não pode ter mais que 8cm de altura e 32cm de comprimento. Os tacos dos goleiros podem ter lâminas maiores, chegando a 39cm de comprimento e 9cm de altura.

Patins

São formados por um sapato de nylon e couro e uma lâmina de aço, curvada nos extremos do sapato para um melhor controle dos movimentos e velocidade do jogador.

Equipamentos de segurança

Capacete

Todos os jogadores devem usar, sendo obrigatório para goleiros e jogadores jovens, um visor que protege todo o rosto. Os profissionais podem optar por usar apenas um visor nos olhos. Os goleiros têm capacetes com desenhos personalizados.


Luvas

Todos os jogadores usam. As dos goleiros são diferentes, sendo uma delas com uma rede para segurar o disco e a outra com uma proteção para fazer bloqueios.

No corpo

São usadas proteções de couro no corpo inteiro, principalmente nos ombros, braços e pernas. O goleiro também usa uma proteção no tórax e bloqueadores nas pernas, além de ter as outras proteções reforçadas.


Posições

Goleiros

Assim como no futebol, devem defender o gol (ah, vá). Devem ser muito ágeis e ter bons reflexos, já que o disco alcança velocidades de mais de 160km/h. Dominik Hasek, Martin Brodeur e Glenn Hall são alguns dos melhores goleiros da história. Dos jogadores em atividade, Carey Price e Braden Holtby se destacam.

Defensores

Têm como principal função defender a equipe bloqueando disparos e roubando o puck dos adversários. Em geral, não pontuam muito, mas existem exceções. Muitos chamam os defensores que pontuam bastante de "rovers" (posição extinta), de quando o esporte era praticado com seis jogadores na linha. Eram jogadores sem posição fixa, mas com habilidades defensivas e ofensivas. Erik Karlsson e Brent Burns são os melhores "rovers modernos". Entre os melhores defensores da história, estão Bobby Orr, Raymond Bourque e Nicklas Lidström.

Centrais

Se movimentam muito e atuam, principalmente, no ataque, marcando muitos pontos. Também devem defender, sendo a posição ofensiva com mais funções defensivas. Devem ser fortes, rápidos e ter uma boa visão de jogo. Muitos apontam a posição como sendo a principal entre os jogadores de linha. Wayne Gretsky, o melhor jogador da história, foi um central. Mario Lemiux, outro gigante da história, também jogava na posição. O mehor jogador da atualidade, Sidney Crosby, também é central.

Alas

Jogam dois por linha, um em cada lado do gelo. Não participam muito na defesa, ficando mais próximos da zona neutra e tentando desviar os passes dos adversários. Esperam por passes dos defensores que roubam o disco para armarem os contra-ataques. Em algumas situações específicas de ataque, ficam na frente do goleiro para atrapalhar sua visão ou desviar o puck. Bobby Hull, Maurice Richards e Gordie Howe foram grandes "wingers" (nome da posição em inglês). Atualmente, Patrick Kane e Alexander Ovechkin se destacam.

Linhas

Em situações normais de jogo, as equipes jogam com três jogadores ofensivos, que formam uma linha, e um par de defensores. Vinte jogadores são relacionados por partida, sendo dois goleiros, seis defensores e doze atacantes. Os atacantes são divididos em quatro linhas que tem características distintas entre si.

1ª linhaÉ formada pelos atacantes mais confiáveis da equipe e os que mais têm tempo de jogo. Por consequência, são os que mais pontuam.

2º linha - É uma linha mais equilibrada do que a primeira, com jogadores que defendem e atacam bem.

3ª linhaÉ conhecida como a "linha de checking" (encontrões). Atacantes mais defensivos e grinders (jogadores com menos habilidades com o disco, mas com mais força) participam dessa linha. Normalmente, joga contra as duas primeiras linhas do adversário para cansar os principais jogadores com o jogo mais físico.

4ª linhaÉ conhecida como "linha da energia", pois é usada para deixar os outros jogadores descansando. É formada pelos jogadores mais físicos do time e, de preferência, com boas habilidades de patinação. Os jogadores não pontuam muito e são bons defensivamente. Pests e Enforcers (jogadores com habilidades em brigas e provocações) participam dessa linha.

OBS: no hóquei no gelo brigar é permitido em certas circunstâncias. Brigas são usadas como estratégia para desestabilizar o adversário emocionalmente.


Times especiais

Penalty Kill

É a formação da equipe quando um ou dois jogadores são penalizados. É focada em defender e afastar o disco da defesa, já que não existe icing contra a equipe que está Short-handed (com menos jogadores no gelo).

Power Play

É a formação da equipe que fica com mais jogadores no gelo (quatro ou cinco). Busca sempre o ataque devido a sua vantagem numérica.

Extra Attacker

Exitem duas situações em que é muito comum tirar o goleiro e colocar um atacante a mais:

- Quando o jogador faz uma penalidade, o jogo só para quando seu time rouba o puck. A equipe que ficará em Power Play coloca um jogador a mais no gelo e tira o goleiro, já que não corre o risco de sofrer disparos contra seu gol.

- Quando o jogo está acabando, normalmente entre 60 e 90 segundos, a equipe que está perdendo tira o goleiro para ficar com um jogador a mais na linha. Nessa situação, entretanto, a equipe corre um risco muito alto de tomar um gol de Empty net (gol vazio, quando o goleiro não está na goleira).

Trocas

Em muitos esportes as trocas são limitadas, com controle dos árbitros e apenas quando o jogo para. No hóquei no gelo não tem nada disso. Os jogadores ficam no gelo, normalmente, cerca de 45 segundos e entram e saem quando quiserem, sempre mantendo de quatro a seis jogadores no gelo, de acordo com as penalidades. Se o jogador que estiver entrando no rinque encostar no disco antes que seu companheiro saia do gelo, acontece uma penalidade. O mesmo acontece se o jogador que estiver saindo encostar no puck (disco) depois de seu companheiro já ter entrado.

No próximo capítulo vamos apresentar as penalidades e infrações mais comuns do esporte.

Chegou agora no Manual do Ice Hockey? Então recapitula:

Capítulo 1 - O Hóquei no Gelo
Capítulo 2 - Lendas do Hockey
Capítulo 3 - Ligas
Capítulo 4 - Medidas, Zonas, Tempo de Jogo
Capítulo 6 - Penalidades e infrações
Capítulo 7 - Táticas

Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!
Se achar melhor, volte para o 
início do site e se liga nas WP News.
Por equipe 
Loucos Pela NHL.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!