Manual do Ice Hockey - Medidas, Zonas, Tempo de Jogo
02/06/2016 14:48 em Manual do Ice Hockey


Medidas, Zonas, Tempo de Jogo - por Loucos Pela NHL

Rinque

Medidas

O hóquei no gelo é disputado em um rinque retangular com os cantos arredondados. Existem dois padrões de medidas: o da IIHF (Federação Internacional de Hóquei no Gelo) e o da NHL (liga norte-americana e principal liga do mundo). Os rinques possuem um muro opaco de aproximadamente um metro de altura e, acima, outro muro transparente de cerca de 1,25 metros. As medidas são parecidas com as do rinque de patinação de Victoria, em Montreal, onde ocorreu o primeiro jogo em um local fechado, em 1875. Os cantos arredondados tiveram origem na Montreal Arena, construída em 1898.

Zonas

Existem três zonas, divididas pelas linhas azuis. A zona neutra ou central fica entre as linhas azuis e as zonas finais (mais conhecidas como zonas de defesa e ataque) ficam fora das linhas azuis.

Marcações

  • Linhas vermelhas - São as linhas de gol e a do centro do gelo. São usadas para marcar o icing. Mas o que é o icing? No hóquei no gelo não existe o famoso "AFASTA A ZAGA!" do futebol. Quando o disco é lançado pra frente e passa pela linha central e pela linha de fundo da zona de ataque sem desviar em alguém, o jogo para e a equipe que "isolou" o puck não pode trocar seus jogadores, que provavelmente estão cansados. O disco é reposicionado em um dos pontos de faceoffs na zona de defesa do time infrator.

Icing é quando o puck é lançado da zona de defesa (atrás da linha azul)
e ultrapassa a linha vermelha do ataque sem encostar em algum jogador

  • Linhas azuis - São as linhas que dividem o rinque em zonas e que marcam o impedimento. O disco deve entrar na zona de ataque antes que qualquer jogador do time que está atacando. Se um jogador entrar antes que o disco na zona de ataque, o jogo para e recomeça no ponto de faceoff mais próximo, dentro na zona neutra.

  • Pontos de faceoffs - São os pontos de início e reinício do jogo. Toda vez que o jogo para, volta com a disputa do faceoff. É semelhante ao início de jogo no basquete, mas ao invés de o árbitro jogar a bola pra cima, ele solta o disco no gelo e dois jogadores disputam com seus tacos (os nove pontos estão representados por números na imagem abaixo).

  • Goleira - As goleiras ficam posicionadas no centro das linhas de fundo. O disco inteiro deve cruzar toda a linha do gol para a equipe pontuar. A goleira tem 120 cm de altura, 180 cm de largura e 110 cm de profundidade.
  • Área do goleiro - Na frente da goleira existe uma área azul de 2,2 m de comprimento e 2 m de largura na NHL e de 1,8 m de diâmetro nas regras da IIHF. Nessa área, o goleiro é intocável, ele deve ter a chance de defender. Se o adversário não permitir a movimentação do goleiro, o lance é julgado e o atacante pode ser penalizado. Se for um lance de gol, ele é anulado.

  • Trapézio do goleiro - Atrás do gol ficam posicionadas duas linhas que, junto à goleira e ao muro do fundo, formam um trapézio. Essa é a única área atrás da linha do gol em que o goleiro pode manusear o puck. A regra foi criada para reduzir a eficiência de goleiros que são mais habilidosos. Se o goleiro infrigir a regra, a equipe sofre uma penalidade de atraso de jogo. Martin Brodeur, três vezes campeão da Stanley Cup com o New Jersey Devils e detentor de inúmeros recordes, é famoso por ter sido muito habilidoso com o disco, não a toa, muitos chamam a área de "Trapézio de Brodeur".

  • Área do árbitro - É um semicírculo, situado na frente dos mesários, em que apenas os árbitros podem ficar quando o jogo está parado. É lá que eles consultam oficiais de arbitragem do jogo que analisam replays de jogadas duvidosas.

  • Bancos de jogadores penalizados - É a cela do hóquei. Os jogadores que sofrem penalidades devem ficar presos nesse local até o fim do tempo da sua infração.

Tempo de jogo

Os jogos são divididos em três períodos de 20 minutos, separados por intervalos de mesma duração. Toda vez que o jogo para, o relógio também para, só reiniciando no momento do faceoff. Cada time tem direito a um tempo técnico de 30 segundos por jogo.

Prorrogação

Existem diversos tipos de prorrogação. Na temporada regular da NHL, é usado um período de 5 minutos de 3 contra 3 jogadores (mais o goleiro), com morte súbita. Se o empate persistir, acontece uma disputa de shootouts (semelhantes a pênaltis). Nos playoffs, o jogo continua com períodos de 20 minutos, iguais aos três primeiros, também com morte súbita. Na pós-temporada, entretanto, não existem shootouts ao fim dos 20 minutos, se inciando um novo período, até que alguém faça um gol.

 

Zamboni

Depois de 20 minutos intensos de jogo, o gelo fica bastante irregular. Para limpar a superfície e deixá-la com menos atrito, um veículo especial passa no gelo antes da partida começar e entre os períodos. Esse veículo se chama Zamboni.

No próximo capítulo vamos apresentar os equipamentos básicos para o jogo, os de segurança, técnicas e táticas.

Chegou agora no Manual do Ice Hockey? Então recapitula:

Capítulo 1 - O Hóquei no Gelo
Capítulo 2 - Lendas do Hockey
Capítulo 3 - Ligas
Capítulo 5 - Equipamentos básicos, de segurança e organização do time
Capítulo 6 - Penalidades e infrações
Capítulo 7 - Táticas

Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!
Se achar melhor, volte para o início do site e se liga nas WP News.
Por equipe Loucos Pela NHL.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!