Manual do Ice Hockey - Ligas
30/05/2016 - 17h15 em Manual do Ice Hockey

 

Ligas - por Loucos Pela NHL

Com todo poder econômico das ex-colônias britânicas Estados Unidos e Canadá, era natural que as ligas mais fortes de hóquei no gelo ficassem lá, como acontece com todo e qualquer esporte popular na região. A NHL, National Hockey League é, hoje, a única liga de hóquei com status "major" nos Estados Unidos e Canadá e a maior do mundo, tanto financeiramente quanto em prestígio. E olha que para a Europa, o horário dos seus jogos, geralmente à noite, é bem inconveniente.

A NHL é formada por 30 clubes em formato de franquia — como nas outras ligas americanas, não há divisões, alguém chega e compra uma vaga, põe seu time pra jogar. Embora 23 deles estejam nos Estados Unidos e apenas 7 no Canadá e seu escritório principal fique em Nova York, a liga é genuinamente canadense. Foi fundada em 1917, em Montreal, e quase 70% dos jogadores em atividade são canadenses. O maior campeão, também: Montreal Canadiens conquistou a Copa Stanley 24 vezes, embora duas delas tenham sido na fase "interligas", quando o troféu era disputado por campeões de ligas diferentes. A NHL assumiu controle exclusivo da taça em 1926.

Foto - divulgação

A América do Norte já teve outra liga major, a World Hockey Association, WHA, que durou de 1972 a 1979 e se fundiu com a NHL. E tem várias ligas menores que, mal-comparando, são como "segundas divisões", a principal delas, também chamada "de alto nível", é a American Hockey League, AHL, fundada em 1936, tem 30 times e funciona como "farm league" da NHL. A maioria de seus jogadores têm contrato com a NHL e são chamados pelos times filiados sempre que necessário; também servem para o desenvolvimento de jovens jogadores. Em uma escala bem menor, a ECHL, East Coast Hockey League, uma liga de nível médio, também supre essa função. Em atividade, ainda há as ligas de nível baixo, a SPHL, a FHL e a LNAH.

Além das ligas profissionais, os Estados Unidos e o Canadá contam com inúmeras ligas amadoras adultas que, desde 1909 disputam a Copa Allan.

Para as categorias de base, há uma porção de ligas infantis classificação por faixa etária. A principal etapa da base é a júnior, voltada a jogadores entre 16 e 20 anos de idade, essas ligas são bastante acompanhadas, têm programação de rádio, TV e atraem muita atenção por ser o celeiro de jovens craques. As três principais ligas juvenis são abraçadas pela CHL, a Canadian Hockey League: Ontario Hockey League (OHL), Western Hockey League (WHL) e Quebec Major Junior Hockey League (QMJHL), além das equipes universitárias, formato muito mais forte nos Estados Unidos.

Fora da América, o hóquei se desenvolveu em clubes, muitas vezes com status amador ou semi-profissional, mas sempre com boas estruturas — quando não partiam para o profissionalismo de vez, semelhante às ligas de basquete do Velho Mundo. Mas o formato vem mudando.

Hoje, a principal liga europeia é uma liga de franquias, a KHL russa que coloca a Copa Gagarin em disputa e conta com, além das 22 equipes domésticas, uma da Finlândia, uma da Letônia, uma da Bielo-Rússia, uma da Croácia, uma do Cazaquistão e uma da Eslováquia. Junto com a Elite Ice Hockey League, a liga britânica, é a única com esse formato na Europa.

As demais ligas europeias como a sueca Swedish Hockey League, a Liga finlandesa, a suíça National League A, a Extraliga Tcheca e a alemã Deutsche Eishockey Liga mantêm o formato de divisões, com acesso e descenso, mas já assumem uma configuração mais comercial como a NHL e a KHL. Áustria, Eslovênia, Hungria, República Tcheca e Itália têm uma liga conjunta, a Erste Bank Eishockey Liga, e o continente, desde 2014, sedia a Champions Hockey League com 48 clubes de 14 ligas e 12 países diferentes. A competição revive um formato que foi tentado em cinco ocasiões, incluindo a European Cup que durou de 1965 a 1996.

Na maioria das ligas ao redor do mundo, as categorias de base não são independentes, estão sempre atreladas aos clubes adultos, como acontece com o futebol.

Chegou agora no Manual do Ice Hockey? Então recapitula:

Capítulo 1 - O Hóquei no Gelo
Capítulo 2 - Lendas do Hockey
Capítulo 4 - Medidas, Zonas, Tempo de Jogo
Capítulo 5 - Equipamentos básicos, de segurança e organização do time
Capítulo 6 - Penalidades e infrações
Capítulo 7 - Táticas

Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!
Se achar melhor, volte para o início do site e se liga nas WP News.
Por equipe Loucos Pela NHL.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!