Manual do Ice Hockey - O Hóquei no Gelo
24/05/2016 14:37 em Manual do Ice Hockey


Eis, então, o primeiro texto da série Manual do Ice Hockey, que os queridos do Loucos Pela NHL estão trazendo pra WP. Essa série vai apresentar o esporte pra vocês, explicar as regras e táticas mais usadas, quais ligas estão em atividade, além de contar um pouco da história e de quem fez o hóquei no gelo.

Vamos aprender juntos, porque a WP é gelada nesse assunto. HUE piadinha ruim.

 

O Hóquei no Gelo - por Loucos Pela NHL 

Pense rápido: para que serve estrume de cavalo? "Adubo", dirão os desavisados. Também. Mas lá em cima, no Canadá, em algum momento no Século XIX, alguém teve uma ideia bem melhor: transformá-lo em bola para bater com um pedaço de pau e o empurrar entre duas balizas. Gol! E, assim, nasceu o hóquei no gelo.

Calma, o parágrafo acima cita apenas uma das muitas lendas sobre como surgiu o hóquei no gelo. Como todo esporte folclórico, criado a partir de atividades recreativas ao ar livre em aldeias e povoados, é difícil precisar uma origem. Pelo menos até que fosse devidamente institucionalizado…

É sabido que jogos onde se empurra um cursor existem desde a Idade Antiga. Etimologicamente falando, o registro mais velho do termo "hockey" data do Século XVIII, mas há quem acredite que o Rei Eduardo III, da Inglaterra, já o usava no Século XIV. Também na Inglaterra, também no Século XVIII, há registro dessas brincadeiras de bater-o-taco-na-bola calçando patins, em rios e lagos congelados. Mas aparentemente o padrão era em solo seco. Hockey, hóquei…

Oficialmente, a primeira atividade a ter esse nome formal - hóquei - era disputada em campos de colégios, universidades e afins. Ganhou regras e virou o "hóquei sobre a grama", muito popular nas Ilhas Britânicas e colônias na primeira metade do Século XIX. Assim como um outro jogo em campo gramado onde se batia com um taco em uma bolinha, o golfe. E o Canadá era uma colônia britânica! Assim, os colonizadores chegavam ao Novo Mundo com tacos e bolas (lá ele!). Lá, aprenderam que os nativos já jogavam um esporte parecido no inverno, shinney.

O hóquei sobre a grama ainda é praticado em vários países - Foto: divulgação

Mas jogar de pé em superfícies congeladas não parece a ideia mais segura, daí a necessidade dos patins. A origem da prática também é incerta, mas a primeira metade do Século XIX também registra a atividade, no Canadá e nos Estados Unidos.

O hóquei foi formalizado como esporte na segunda metade do Século XIX, no Canadá. O primeiro jogo formal aconteceu em 3 de março de 1875 em Montreal, "segundo as regras da Hockey Association", a federação inglesa de hóquei na grama. Logo o esporte canadense foi encampado por escolas, colégios, faculdades, criaram-se clubes e campeonatos.

Partida disputada em 1893, no Victoria Skating Rink - aonde em 1875 aconteceu
o primeiro jogo da história do hóquei no gelo - Foto: divulgação

Em 1888, o 16º Conde de Derby, Frederick Arthur Stanley, foi apontado pela Rainha Vitória o Governador Geral da colônia canadense. No Novo Mundo, ficou fascinado pelo jogo de hóquei e instituiu um troféu, a Copa Stanley, em 1892.

A princípio, a Copa Stanley era disputada no formato de desafio. As várias ligas e organizações no país apontavam seus representantes que brigavam pelo prêmio. Esse formato mudou em 1914, quando duas ligas passaram a jogar diretamente pelo troféu, a NHA e a PCHA. Em 1917, a NHA faliu e em seu lugar entrou uma liga recém-formada, a National Hockey League, NHL. Em 1922, a contenda ganhou uma terceira parte, a WCHL, que logo se fundiu com a PCHA e deu origem à WHL. Em 1926, a WHL fechou as portas e a NHL passou a ser a única a disputar a Copa Stanley.

Em 99 anos de história, a NHL teve vários clubes, se consagrou com apenas 6 e transformou as equipes em franquias, expandindo ano a ano até se estabelecer com 30 no fim do Século XX. Hoje, fala-se em uma expansão para 32 franquias.

Foto: divulgação

Com os intercâmbios dos tempos de colonização, o hóquei no gelo ganhou o mundo, sobretudo a Rússia e países vizinhos, a Finlândia, a Suécia, a Suíça, a República Tcheca e a Eslováquia e, em menor escala, a Alemanha, a França, a Itália, a Noruega, a Dinamarca, a própria Grã-Bretanha…  a Federação Internacional de Hóquei no Gelo, IIHF, foi criada em 1908. No mesmo ano, disputou-se o primeiro Campeonato Europeu. Em 1920, tornou-se esporte olímpico e em 1930, organizou seu primeiro mundial. E o mundo ficou pequeno para o esporte mais legal que já se viu.

Chegou agora no Manual do Ice Hockey? Então recapitula:

Capítulo 2 - Lendas do Hockey 
Capítulo 3 - 
Ligas
Capítulo 4 - Medidas, Zonas, Tempo de Jogo
Capítulo 5 - Equipamentos básicos, de segurança e organização do time
Capítulo 6 - Penalidades e infrações
Capítulo 7 - Táticas

Curtiu? Então larga mão de ser preguiçoso e compartilha com a galera!
Se achar melhor, volte para o início do site e se liga nas WP News.
Por equipe Loucos Pela NHL.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!